Shiva
Shiva também escrito como Siva, o auspicioso, o propício, amável, o benigno, benevolente, amistoso terno, é um dos deuses da trimúrti, a trindade hinduísta, deus (Deva) hindu. Chamado de "o Destruidor"' (ou "o Transformador"), participa da Trimúrti (a trindade hindu) juntamente com Brama (Brahma), "o Criador", e Vixnu (Vishnu), "o Preservador".
Shiva é o Deus da disciplina, criador do yoga, assim ele vem mostrar de que forma podemos destruir a ignorância e atingir Moksha, a liberação do ciclo de nascimento e morte.
Shiva é representado meditando nas neves do monte Kailasa.
Shiva é representado de várias formas na arte indiana, porém seus símbolos característicos são:
O touro sagrado.
A tigela de mendigo.
Seu assento, que geralmente é uma pele de tigre ou pantera.
Cabelo longo, amarrado no topo da cabeça na forma de um “coque”.
O tridente, (trishula) símbolo de seu poder.
O sagrado rio Ganges caindo em sua cabeça e fluindo ao seu lado
Uma lua crescente que ostenta no topo da cabeça
Várias serpentes em volta do seu pescoço e ombros.
Além desses símbolos, outro bastante importante é o seu terceiro olho vertical. No “Sri Shiva Tattva” esse olho é descrito como: “o olho frontal, o olho de fogo, é o olho da percepção superior. Ele olha principalmente para dentro de si, mas quando é direcionado para o mundo externo, queima tudo o que vê. Foi por um olhar do terceiro olho que Kama, a divindade do amor, foi transformado em cinzas e por esse olhar os deuses e todos os seres criados são destruídos em cada destruição periódica do universo”.