Lughnassadh
Lughnassadh é também conhecido como Lammas (lê-se Lamas) ou Festival da Primeira Colheita, como a primeira das três festas das colheitas.Celebrado a 1 de Agosto no hemisfério Norte, e no dia 2 de Fevereiro no hemisfério Sul.
Esse sabbat, ocorre entre o Solstício de Verão e o Equinócio de Outono, festa da primeira colheita, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e também ao que pareceu ruim, pois na religião Wicca crê-se que tudo o que acontece na vida faz parte no caminho evolutivo de cada um. Os grãos - trigo, milho e cevada - são os símbolos mais importantes deste sabbat, em que os Wiccans agradecem a generosidade da terra. Outro tema importante deste dia é o sacrifício. Não se trata de sacrificios humanos ou de animais, mas sim da tomada de consciência de que tudo tem um preço, e de que, para que algo nasça, é importante que algo se desprenda.
O nome Lughnasadh veio duma festa agrícola típica dos Céltico. Uma festa da colheita em honra a Lugh, o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos.
Já o nome Lammas significa "Massa do Pão (loaf mass)", que representa o alimento (geralmente pão ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os grãos, que representam a colheita, e repartido como alimento sagrado entre os membros do coven ou da família ou mesmo entre amigos. Este nome vem do costume medieval de levar os primeiros pães (bolos, etc) para uma celebração.
Correspondência:
Plantas e frutos: Flores da acácia, aloés,olíbano, nozes, cerejas, arroz, cevada, urze,murta, girassol,
milho, aveia, trigo, amoras, maçãs, além de todos os grãos e frutos maduros da estação.
Comidas típicas: Pães caseiros, bolos de cevada, cordeiro assado, além de tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.
Bebidas típicas: Vinhos, cervejas, chás e sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação.
Incensos: acácia, aloé, olíbano, rosa e sândalo.
Cores: laranja e amarela.
Pedras: aventurina, citrino, peridoto e sardônia.
Deuses geralmente representados: Lugh, Baco, Apolo, Rá, Ceres, Deméter, Mani, Urihi, Kupeirup,
Iaçá, Danu, Gaia, Pele, Brígida, Uzume, e os demais deuses e deusas da colheita, fartura e protecção.